A comunicação humana se diferencia dos outros animais por meio de símbolos escritos, visuais e orais. O homem se expressa, articula pensamentos e dialoga através de conexões cerebrais que, de forma racional, produzem a linguagem. O estúdio de dança Integração e Arte apresenta nesta quarta-feira, 14 de dezembro, o espetáculo “Linguagens”, que busca refletir e admirar o ato de se expressar e comunicar.
Serão 115 bailarinos, com idades de 2 a 25 anos, representando diferentes formas de se comunicar. De acordo com Alline Fernandez, diretora do estúdio Integração e Arte e idealizadora do espetáculo, a ideia tem sido trabalhada há quase 4 anos:– Pela complexidade do espetáculo, eu acabava optando por temáticas mais simples que eu conseguisse dar conta. Como neste ano vamos nos apresentar em um lugar diferente, estamos fazendo algo bem inovador para a dança. Normalmente, os espetáculos são em lugares menores e, dessa vez, o lugar tem uma capacidade muito grande. Nós, a equipe de professores, entendemos que precisava ser uma temática mais complexa, mais estudada – explica.
Para que o espetáculo “Linguagens” saísse da gaveta, foi necessário realizar uma preparação com laboratórios práticos e teóricos de estudos e dança. De acordo com a diretora Alline Fernandez, essa etapa é essencial para que todos os grupos de dançarinos demonstrem engajamento e transmitam a sensação de unidade. Para ela, o mais gratificante de realizar projetos como esse, é ouvir relatos de alunos e ex-alunos sobre o potencial transformador que a dança tem, ou já teve, na vida deles:– Muitos ainda são pequenos, mas na vida adulta vão ter a percepção de como a dança transformou e fez com que eles fossem pessoas diferentes, inclusive na faculdade. Ver eles crescendo e ouvir os relatos é a gratificação que temos.
Premiações
Conforme a idealizadora do “Linguagens”, o espetáculo vai contar com pelo menos 11 coreografias premiadas em concursos de Santa Maria e de Garopaba, como os trabalhos “Verbo” e “Poema”, esse último foi segundo lugar geral no Santa Maria em Dança. A ideia é apresentar a linguagem em suas variadas formas, retomando desde as vogais e o alfabeto, até os gêneros e estilos literários, como literatura de cordel, reportagem, poema, entre outros. Também serão apresentadas coreografias com linguagens não-verbais e a linguagem digital, que retoma os emojis.
Agende-se
O quê? – Espetáculo “Linguagens”
Onde – Park Hotel Morotin
Quando – 14 de dezembro, às 20h
Quanto – R$ 35 (antecipado) R$ 40 (na hora)
Leia todas as notícias